Professor Carlo Patti

Professor Carlo Patti concede entrevista à BBC sobre o programa nuclear brasileiro

O professor e pesquisador do NEG concedeu entrevista à BBC Brasil sobre a história e os desdobramentos do programa nuclear brasileiro, destacando os fatores que impediram o país de desenvolver armas atômicas.

O professor Carlo Patti, docente licenciado da Universidade Federal de Goiás e pesquisador associado ao Núcleo de Estudos Globais (NEG/UFG), concedeu entrevista à BBC Brasil sobre o tema “Por que o Brasil não tem armas atômicas”. Especialista em história das relações internacionais, Guerra Fria e política externa brasileira, Patti analisou os dilemas enfrentados pelo país ao longo das décadas em relação ao desenvolvimento nuclear.

Na entrevista, o professor destaca que o Brasil chegou a considerar a possibilidade de produzir armas nucleares durante a ditadura militar, mas a combinação de fatores políticos, diplomáticos e econômicos impediu esse caminho. Segundo Patti, o alinhamento internacional em torno de tratados de não proliferação, pressões externas e escolhas estratégicas da política externa brasileira foram decisivos para que o país mantivesse seu programa nuclear restrito a fins pacíficos.

Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Florença e docente permanente dos programas de pós-graduação em História e Ciência Política da UFG, Carlo Patti é referência internacional no estudo da política externa brasileira e da história da não proliferação nuclear. Atualmente, é também RTT no Dipartimento di Scienze Politiche Giuridiche e Studi Internazionali da Università di Padova e membro de associações acadêmicas internacionais como SHAFR, ABRI, ISA e SiSi.

A íntegra da entrevista pode ser acessada no site da BBC Brasil: clique aqui para ler.

Siga o Núcleo de Estudos Globais no Instagram!