hibrido

Híbrido Etanol: O Motor do Futuro - Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade

Evento

http://www.motordofuturo.com.br/oevento/

: transmitida ao vivo pelo Grupo EP, por meio do site motordofuturo.com.br

: 06 ottobre 2021, 09h - 12h

hibrido 2

 

O evento "Híbrido Etanol: O Motor do Futuro - Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade" será realizado no dia 6 de outubro, uma quarta-feira, a partir das 9 horas, em Araraquara. Trata-se de um encontro que será voltado para as discussões em torno de uma nova fonte de energia limpa para automóveis. Por conta da pandemia da Covid-19, a atividade contará com público reduzido e será transmitida ao vivo pelo Grupo EP, por meio do site motordofuturo.com.br, com compartilhamento nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

Participarão pesquisadores, universidades, representantes das entidades dos trabalhadores, direção da Volkswagen e da Toyota (duas das maiores indústrias automobilísticas do mundo), além de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e outras instituições.

O Brasil, que há décadas já utiliza o etanol como combustível limpo, é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo e seu etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento. Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. A novidade, que norteará o encontro, é o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol.

A ideia envolve um sistema que transforma o etanol em hidrogênio para alimentar a bateria elétrica. Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.

A organização do encontro será da Prefeitura de Araraquara e a realização, além da própria Prefeitura, conta também com o CEAR, a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) e o Instituto de Química da Unesp Araraquara (CEMPEQC). O evento conta com o apoio da EPTV, ACidade On Araraquara, g1, CBN Araraquara, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo, Volkswagen, Toyota e UNICA.

A Pesquisadora do NEG, Laís Forti Thomaz, estará no Painel 3 O novo ciclo do etanol.

Confira a programação completa aqui