Pesquisadores Associados

Conheça os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Globais: projetos-de-pesquisa

Angélica Saraiva Szucko. E-mail: angelicaszucko@gmail.com

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília/UnB (2020) com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris (2019-2020). Professora substituta na Universidade Federal de Goiás/UFG (2017-2018). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília/UnB (2016). Possui Especialização em Relações Internacionais também pela Universidade de Brasília/UnB (2015). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo/USP (2010) com intercâmbio acadêmico na Sciences-Po Paris (2008-2009). Membro do Observatório de Regionalismo (ODR). Áreas de interesse: integração regional, União Europeia, Reino Unido, teoria de relações internacionais, política internacional.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1715097097002606

 

Bruno Hendler. E-mail: bruno_hendler@hotmail.com

Professor adjunto do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília - UnB e doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEAP-UFSM) e pesquisador membro do grupo de pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (UFSC) e do grupo de pesquisa LabChina, vinculado ao PEPI-UFRJ. Pesquisa acadêmica e publicações nas seguintes áreas: Política Internacional; Economia Política Internacional; Economia-Política dos Sistemas-Mundo; Relações China-Sudeste Asiático e China-América Latina.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8629321177704085

 

Cacia Pimentel. E-mail: caciapimentel2012@gmail.com 

Professora nas áreas de Direito Internacional, Direito Constitucional Administrativo, Direito Econômico. Advogada. Graduação em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Direito pela Cornell University, New York, revalidação como Mestre pela UnB com a dissertação Brazilian Sugarcane Ethanol: Wto Rules And The Impact Of Us Ethanol Tariff And Corn Subsidies, sob orientação do Prof. John J. Barcelo III. MBA em Direito Econômico e das Empresas pela FGV-DF. Doutoranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (Bolsa Mérito); Visiting Scholar pela Columbia University, New York, sob orientação do Prof. Michael Gerrard. Pesquisadora do Direito das Energias Renováveis, Políticas Públicas, Mudança Climática e Regulação Energética. Diversos artigos publicados. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5669016828483675

 

Christian Rossi. E-mail:chrossi@unica.it 

Professor associado de História das Relações Internacionais no Departamento de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Cagliari. Leciona História da Integração Europeia no Curso de Graduação em Ciência Política e Integração Europeia e no Programa de Mestrado em Relações Internacionais. É docente permanente do Programa de Doutorado em História, Bens Culturais e Estudos Internacionais na mesma instituição. Desde 2018, é Vice-Diretor do Departamento de Ciências Sociais e Políticas. As suas pesquisas focam principalmente na política externa britânica, nas políticas mediterrâenas e na história da União Europeia e do seu processo de integração. Dentre as últimas publicações destacam-se: "China 2017: Searching for Internal and International Consent," Asia Maior, a. 28 (2018); "The Ideas of a European Entity in the International Relations between the XIX and the First Half of XX Century," in Gornig, Gilbert/Bohle, Christina (Eds.), Nation – Nationalität – Staat. Nation – Nationality – State, vol. 1, Klages-Verlag, 2013; "The United Kingdom and the proposals of Nuclear Free Zones in the Mediterranean between the 1960s and 1970s,"in G. Borzoni, C. Rossi (eds.), Il Mediterraneo e la sfida che arriva da Est. Questioni di sicurezza e cooperazione nel mondo bipolare (Milano:FrancoAngeli, 2017).

 

 

Fabiana Saddi. E-mail: fabianasaddi1@gmail.com

Dr.a Fabiana C. Saddi possui graduação em Economia (1993), mestrado em Ciência Política (1999) e doutorado em Sociologia (2004) pela Universidade de São Paulo. Foi Post-doctoral Research Fellow do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford (2005-2006) e PNDP-CAPES na UFG (2013-2018). Entre 2018-2020 foi Newton Advanced Fellow da Academia Britânica, Pesquisadora Visitante no CHSS/Universidade de Kent e Profa. Visitante na UFG. Trabalhou durante anos em pesquisas em políticas públicas na Fipe-USP (1997-2005) (2007-2009). Hoje é colaboradora na Ciência Política e pesquisadora no Núcleo de Estudos Globais na UFG. Suas pesquisas têm impactado a área. Com longa experiência de docência na graduação e pós. Desenvolve pesquisas/projetos internacionais comparativos sobre programas de pagamento por desempenho e respostas ao covid-19. Ganhou prêmios internacionais, publica e edita números especiais em revistas internacionais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5199720685281720

 

Letícia Britto dos Santos. E-mail: letiicia@gmail.com

Doutora (2018), Mestre (2013) e Bacharel (2011) em Relações Internacionais (RI) pela PUC Minas. Realizou doutorado sanduíche na University of Queensland (2016) e graduação sanduíche na PUC Chile (2009). Foi professora substituta (2017-2019) na UFG no curso de RI. Desenvolve pesquisas sobre Segurança Internacional Ambiental e Mudanças Climáticas Globais. Foi consultora na UNESCO (2020) e no Centro de Tecnologia, Relações Internacionais e Segurança (CeTRIS) (2016). Atualmente é professora temporária (2021) no curso de RI da PUC Minas - Poços de Caldas. Participou da ONG - Climate Frontlines (2016) na Austrália. Trabalhou no Governo de Minas Gerais (2013-2014). Atuou na Rio + 20 como staff das Nações Unidas (2012). Realizou Senior Studies (2005) na Nova Zelândia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8456857686916832

 

Manoela Militão de Siqueira. E-mail: manoelamilitao@gmail.com

Formada em Historia pela UFPR, em Jornalismo pela UP, mestre em comunicação politica pela Rome Business School e estudante de Laurea Magistrale em Relações Internacionais com foco em cooperação internacional na Universidade Roma Tre. Realiza pesquisas em comunicação politica, segurança e "partnerships for development". Possui experiencia profissional como especialista de comunicação institucional para terceiro setor, FAO e start-ups.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5914727604400300

 

Pedro Vasconcelos Rocha. E-mail: vasconcelospedro@ufg.br

Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2011) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Tem experiência em pesquisas sobre movimentos sociais, elites políticas, Estado, projetos de desenvolvimento rural e teoria política.  Já ministrou cursos na área de Ciência Política, Políticas Públicas, Projetos de Desenvolvimento e Impactos Ambientais.Tem interesse em desenvolver projetos de extensão na interface entre Política e questões socioambientais. Atualmente é Professor Substituto de Ciência Política da Universidade Federal de Goiás.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8428820983825913

 

Samuel Rufino de Carvalho. E-mail: samuelrc15@gmail.com  

Doutorando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), com bolsa de fomento da CAPES. Graduando em Letras - Francês, pela Faculdade de Letras da mesma instituição. Graduado em Relações Internacionais pela também pela UFG. Foi pesquisador-bolsista de Iniciação Científica na área de Economia Internacional (2015-2016). Pesquisador das seguintes áreas: Comércio Internacional, Regimes Internacionais, Instituições Internacionais, Economia Política Internacional, Comércio Exterior e Empreendedorismo Internacional. Possui experiência com abordagens e softwares quantitativos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3453444187937985

 

Rafael Bittencourt Rodrigues Lopes. E-mail: bittencourt.ri@gmail.com

Professor substituto no Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, foi também professor na graduação de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás. Doutorando e mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas. Estudou na Universidade de Bologna no curso de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional e Direitos Humanos. É coordenador do Grupo de Estudos Pós-Coloniais da UFG, membro do Grupo Relações Internacionais do Atlântico Sul, do Núcleo de Estudos das Colonialidades, do Grupo de Pesquisa Política Global e Povos Indígenas da UFGD, da rede Abordagens Críticas ao Desenvolvimento (IRI-PUC Rio), da ISA (Associação de Estudos Internacionais) e é pesquisador associado do Núcleo de Estudos Globais da UFG.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1967219665712613

 

Cheng Jing. E-mail: chengjinghubu@163.com  

Professora associada na Universidade de Hubei. Possui Doutorado em História das Relações Internacionais na Universidade de Wuhan(2016) e Mestrado em História Mundial pela Universidade de Hubei (2005) na área de História Brasileira. Professora do Instituto Confúcio na UNESP(2009-2011). Áreas de interesse: As relações da China com o Brasil, História ambiental do Brasil, Imigrantes chinêses no Brasil.