5º Simpósio da Faculdade de Ciências Sociais

GT de EUA no 5º Simpósio da FCS

O tema dessa edição do Simpósio foi: Democracia e Direitos Humanos: crises e conquistas

 

Por Luan Michel Monteiro

 

Foi realizado entre os dias 11 e 13 de setembro no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) o quinto simpósio da faculdade de ciências sociais, o evento teve como tema a Democracia e Direitos Humanos e teve como intuito dar continuidade a um conjunto de atividades de extensão.
Nessa edição do evento, a busca foi de promover intercâmbio de reflexões a partir do tema central desenvolvida por estudantes de graduação, pós graduação e docentes de diversas áreas de acadêmicas.
O evento contou com uma grande variedade de atividades, foram realizadas Mesas redondas, lançamentos de livros, exposições, mostras de filmes além de 14 minicursos e 23 grupos de trabalho realizados durante os 3 dias de evento.
O grupo de trabalho: Estados Unidos e política internacional: direitos humanos, economia e desenvolvimento, realizado na tarde dos dias 11 e 12 e contou com a apresentação de 8 trabalhos realizados por alunos da UFG e UnB.
Segundo uma das coordenadoras do GT, Laís Thomaz, inicia um processo de consolidação de pesquisas sobre os Estados Unidos em uma parceria Instituto Nacional se Ciência e Tecnologia de Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). E que é muito importante a viabilização de propostas conjuntas entra UnB e UFG, e que a ideia a partir dessa exposição de trabalhos é o estimulo tanto de pesquisas em conjunto quanto a busca de publicações e realizações de mais relacionados ao tema tanto em Brasília quanto em Goiânia.
Segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB) e um dos coordenadores do GT, Roberto Menezes, o grupo de trabalho é importante por ter colocado em contato alunos de ciências políticas, relações internacionais, da sociologia e de outras áreas que tem interesse em debater aspectos políticos, econômicos e culturais dos EUA. Além de despertar estudos de diversos temas a partir desses aspectos e de reunir alunos de mestrado, doutorado e docentes para possíveis projetos de iniciação cientifica.
Ainda segundo Roberto, o grupo de trabalho também foi importante pela possibilidade de interesse maior no tema por parte dos alunos e uma possível integração do GT na próxima edição do simpósio, atraindo assim mais interesse a questões relacionadas aos Estados Unidos e áreas afins, além do intercâmbio de ideias e pesquisas, que segundo ele foi o ponto central do GT.
Os trabalhos realizados por alunos da UFG e UnB  apresentados no GT  contaram com diversas pesquisas relacionadas ao tema e cobriram assuntos desde às relações EUA-México à Influência de complexos agroindustriais nas políticas energéticas dos EUA.

Fonte: NEG/FCS/UFG

Categorie: notícias