hibrido 2

Motor do Futuro: debate atrai pesquisadores, entidades de trabalhadores e montadoras para Araraquara

Araraquara sediará encontro que discutirá uma nova fonte de energia limpa para automóveis

Estão definidos os participantes do evento "Híbrido Etanol: O Motor do Futuro - Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade", que será realizado no dia 6 de outubro, a partir das 09 horas, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). O encontro será voltado para as discussões em torno de uma nova fonte de energia limpa para automóveis. Por conta da pandemia da Covid-19, a atividade contará com público reduzido e será transmitida ao vivo pelo Grupo EP por meio do site motordofuturo.com.br, com compartilhamento nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.
O evento foi dividido em três painéis, que abordarão debates, previsões e propostas relativas ao tema. O Painel 1 apresenta a proposta "Carro híbrido a etanol (desafios e oportunidades da academia ao mercado)". A mediação será de Wagner Firmino de Santana (presidente Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP - FEM-CUT/SP) e os convidados são Pablo Di Si (presidente e CEO da Volkswagen Região SAM - América do Sul, América Central e Caribe), Dr. Alessandro Pansanato Rizzato (diretor do IPT Open Experience no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT) e Dr. Fabio Coral Fonseca (tecnologista sênior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-IPEN).
O Painel 2 leva o tema "Carro híbrido: Um conceito sustentável - Carro elétrico é mesmo sustentável?". A mediação ficará por conta do Dr. Rodrigo Fernando Costa Marques, do Instituto de Química da UNESP/Araraquara. Os palestrantes convidados são Rafael Chang (presidente da Toyota do Brasil), Dr. Pedro Teixeira Lacava (do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA, Divisão de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial - Departamento de Propulsão) e Wellington Messias Damasceno (diretor administrativo da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP - FEM-CUT/SP).
Já o Painel 3 apresenta a proposta "O novo ciclo do etanol: Qual o caminho para o etanol se consolidar como principal fonte sustentável de energia para o futuro?". Com a mediação de Erick Pereira da Silva (diretor Executivo da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP - FEM-CUT/SP), os convidados são o Dr. Eduardo Leão de Sousa (diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar - UNICA), a Dra. Laís Forti Thomaz (da Universidade Federal de Goiás-UFG, Faculdade de Ciências Sociais) e Edinho Silva (prefeito de Araraquara, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP de Araraquara e mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar).
Vale considerar que o Brasil é visto como exemplo na utilização de combustível limpo por conta do seu etanol de cana-de-açúcar, que é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento. Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. A novidade, que norteará o encontro, é o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol.
A ideia envolve um sistema que transforma o etanol em hidrogênio para alimentar a bateria elétrica. Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.
A organização do encontro será da Prefeitura de Araraquara e a realização, além da própria Prefeitura, conta também com o CEAR, a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) e o Instituto de Química da Unesp Araraquara (CEMPEQC). O evento conta com o apoio da EPTV, A Cidade On Araraquara, G1, CBN Araraquara, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo, Volkswagen, Toyota e UNICA.

Fonte: Motor do Futuro

Categorias: Notícias Noticias

URL relacionada: http://www.motordofuturo.com.br/noticias/NOT,0,0,1668312,motor-do-futuro-debate-atrai-pesquisadores-entidades-de-trabalhadores-e-montadoras-para-araraquara.aspx