logo abri

Pesquisadores do NEG participam de evento da ABRI "Transversalização das relações étnico-raciais nos currículos de Ciência Pol. e Rel. Internacionais"

No dia 11 de de março de 2024, os professores e pesquisadores do NEG Carlo Patti, João Roriz e Rafael Bittencourt participaram do evento 'Transversalização das relações étnico-raciais nos currículos de Ciência Pol. e Rel. Internacionais', de forma remota e presencialmente na Universidade Federal da Paraíba.

De acordo com a descrição do canal do YouTube da ABRI: "O evento é organizado pelo Programa de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB, pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e pelo Programa de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFG em parceira com a Associação Brasileira de Relações Internacionais ABRI.

O objetivo da mesa é discutir o Programa Abdias do Nascimento a partir de sua inserção em um conjunto de políticas públicas de promoção da igualdade racial. Em simultâneo com as políticas de acesso e permanência já estabelecidas no ensino superior para estudantes negros e indígenas, o programa avança na consolidação da permanência desses grupos politicamente minoritários nos cursos de pós-graduação. A partir da ampliação da representatividade desses segmentos, espera-se ampliar a diversidade também em relação aos temas e objetos de pesquisa abordados na pós-graduação brasileira, em particular, no campo da Ciência Política e das Relações Internacionais. Considerando as limitações estabelecidas pelo conteúdo do edital, há ainda a possibilidade de debate sobre a sua contribuição para a diversificação étnico-racial da comunidade acadêmica – um grande gargalo no contexto institucional brasileiro – e para o rompimento do que J.J. de Carvalho chamou de “confinamento racial” da academia brasileira."

A transmissão do evento pode ser encontrada no canal do YouTube da ABRI.