Aline Martins é mediadora em webnário da ABRI com a professora Daniela Prates, economista da UN Trade and Development
No dia 28 de junho de 2024, a professora do NEG e coordenadora da área temática de Economia Política Internacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais Aline Martins foi mediadora de um webnário produzido pela ABRI, com a professora Daniela Prates, economista sênior da UN Trade and Development.
As professoras ainda dividiram a mesa com o professor Dr. Henrique Menezes da UFPB, vice-coordenador da área temática de Economia Política Internacional da ABRI.
A palestra teve como tema "As assimetrias do sistema monetário e financeiro internacional 80 anos após o acordo de Bretton Woods". A prof.ª Daniela Prates discutiu sobre as origens e processos do sistema de Bretton Woods, apontando para a natureza da moeda chave como fundamental para discutir o sistema, apesar de não ser tão considerada quanto as análises sobre a mobilidade dos capitais e a taxa de câmbio.
Nesse sentido, a palestrante chamou atenção para o fato de que os sistemas econômicos tendem a ser fundamentados em uma moeda específica, conferindo aos países que a emitem um privilégio exorbitante, por conta da sua resistência às recessões mundiais, o que lhes garantem uma grande autonomia política no sistema internacional.
A professora, então, propõe uma análise hierárquica das principais divisas do sistema monetário e financeiro atual, apontando a persistente prevalência do dólar e que as mudanças futuras podem, pelo menos no curto e no médio prazo, afetar principalmente as moedas que estão abaixo do dólar na escala de relevância, como o euro e o renminbi.
Além disso, ela ainda chama atenção para a ascensão das moedas dos bancos centrais e internacionais, como a moeda dos BRICS, que podem desempenhar um grande papel na diminuição da dependência do dólar. Essas e outras várias possibilidades podem se desdobrar no futuro, incluindo a de um futuro sistema monetário descentralizado em múltiplas divisas dominantes, criando blocos distintos para cada uma.
Por fim, a professora também respondeu perguntas dos participantes da transmissão ao vivo.
Para assistir a palestra na íntegra, confira a gravação no canal do YouTube da ABRI.