professor UFG João Roriz

Professor João Roriz publica artigo na revista The International Journal of Human Rights

O professor, especialista em Direito Internacional e pesquisador do NEG, João Roriz, publicou um artigo na revista The International Journal of Human Rights sobre as práticas legais racistas e coloniais da ditadura brasileira em relação aos povos indígenas.

O artigo, intitulado Whispers of genocide: racist and colonial legal practices of the Brazilian dictatorship towards Indigenous peoples (“Sussurros de genocídio: práticas jurídicas racistas e coloniais da ditadura brasileira aos povos indígenas”, tradução nossa), tem como coautora Renata Nagamine.

O estudo examina como o regime militar brasileiro utilizou argumentos jurídicos para justificar suas práticas ideológicas de assimilação coercitiva dos povos indígenas, enquanto ignorava as acusações de genocídio que circulavam na mídia nacional e internacional. É analisado documentos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os quais oferecem uma visão detalhada sobre a incorporação dessa missão civilizatória às práticas jurídicas, especialmente em momentos de pressão internacional, como a Conferência de Direitos Humanos das Nações Unidas em 1968.

Leia o artigo na íntegra neste link