
Professor Carlo Patti concede entrevista ao Brasil de Fato sobre programa nuclear iraniano e riscos à não proliferação
O professor e pesquisador do NEG, Carlo Patti, concedeu entrevista ao jornal Brasil de Fato para analisar os bombardeios de Israel e Estados Unidos contra o Irã e seus desdobramentos para a política internacional nuclear.
Especialista em história das relações internacionais, política externa brasileira e não proliferação nuclear, Patti destacou que o enriquecimento de urânio não foi a única motivação para os ataques, que também refletem disputas políticas e geopolíticas na região. Ele explicou que, embora o enriquecimento de urânio seja realizado por diversos países para fins pacíficos (como produção de energia e usos médicos), a escalada das tensões no Oriente Médio levanta preocupações em torno do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).
Segundo Patti, o grande risco atual é a possível saída do Irã do TNP, o que poderia abrir precedente para que outros países questionem sua adesão ao pacto, fragilizando um dos principais mecanismos internacionais de contenção de armas nucleares.
A entrevista completa pode ser lida no site do Brasil de Fato: clique aqui!